Gestão de Ordem de Serviço

A Ordem de Serviço é um documento essencial que permite controlar tudo o que é solicitado aos clientes, bem como colocar a informação a todos os setores. No entanto, existe uma alternativa que pode melhorar ainda mais a praticidade desses documentos, ou seja, a gestão do ERP, capaz de tornar o processo mais eficiente e organizado possível. Nosso Sistema de Gestão de Ordens de Serviços pode te ajudar nos controles básicos do dia a dia. A saúde financeira do seu negócio merece esta atenção.

Quais são os tipos de ordem de serviço?

Ordem de serviço de manutenção

Cobre o trabalho de manutenção, normalmente em plantas industriais e em maquinários em campo. Pode ser referente a inspeções, revisões, substituições, reparos e instalações. Nas ordens de serviço de manutenção, o foco é descrever tudo que for necessário para manter a planta funcionando. Além disso, esse tipo de ordem de serviço é aplicada em emergências nesse setor, em cenários de parada forçada e não planejada. Mesmo nesses momentos, a existência de uma ordem de serviço é importante, pois garante que a empresa não se perca na realização de alguma manutenção e possa ter tudo (dos materiais utilizados aos componentes descartados) registrado.

Ordem de serviço de evento

A ordem de serviço de evento tem relação à organização de um evento na empresa. Ou seja, detalha tudo que é necessário para que o fornecedor possa estruturar o evento perfeito na companhia. É normalmente aplicada em semanas especiais, como a “semana da segurança no trabalho” ou em situações do tipo, bem como em feriados ou datas importantes. Por que se diferem? Em geral, elas possuem as mesmas informações, mas normalmente uma ordem de serviço de evento é emitida por uma produtora, que deve cumprir com os requisitos da solicitante. Isso quer dizer que, muitas vezes, precisará alinhar as exigências com o mercado (por exemplo, na contratação de empresas terceiras para realizar algumas tarefas).

Pedido de serviço

O pedido de serviço é, normalmente, relacionado à criação de uma solução nova. Pode ser encontrado em uma desenvolvedora de softwares, cujos clientes requisitam uma ferramenta nova para implementar em seus negócios. A continuidade desse projeto pode se dar com um pedido de serviço — muito embora, seja uma burocracia não praticada por muitos. O pedido de serviço pode também ser encontrado na indústria, quando uma empresa requisita a um fornecedor uma solução não convencional para resolver um problema. Por exemplo, para realizar a manutenção de uma máquina fabricando a peça estragada — em vez de comprá-la de um fornecedor. Embora essa não seja a melhor forma de lidar com problemas do tipo, não há como esconder que essa não seja uma realidade do mercado brasileiro. Nesses casos, a formalização do trabalho pode vir por meio do pedido de serviço.

Ordem de serviço preventiva

Já a ordem de serviço preventiva tem total relação com empresas que mantêm calendários de manutenção preventiva em ação. Normalmente, nesses casos, o próprio fabricante de uma máquina indica a necessidade da troca ou reparo de um componente da mesma. É uma forma de reduzir custos, evitar que paradas não solicitadas aconteçam e permitir às empresas uma janela maior de planejamento. Assim, digamos o seguinte: você comprou um torno mecânico para o seu chão de fábrica e viu no manual que a fabricante indica trocar a correia do motor em, no máximo, 12 meses. Sendo assim, você emite uma ordem de serviço preventiva para que essa manutenção seja realizada daqui 1 ano, de modo que você não corra riscos de operar fora das condições ideais.

Como te ajudamos com as ordens de serviço?

Servindo de plataforma para criá-los, compartilhá-los e completá-los, o sistema de gestão revela uma alternativa muito mais prática do que para a elaboração de ordens de serviço. Quem entende como o sistema ERP pode contribuir para o sucesso dos clientes sabe que o potencial do sistema é muito grande e pode ser aplicado a diversos casos. Uma das maiores vantagens de ter um bom sistema de gestão ERP é o fato de centralizar as informações entre os setores e facilitar seu acesso, o que auxilia na produtividade e também na comunicação interna da empresa. A ordem de serviço também pode ser inserida neste que o disponibilizará para que todos os funcionários devem acessar para realizar o serviço a ser prestado.

Invista em um bom ERP e evite problemas com ordens de serviço!

Ao manter as ordens de serviço centralizadas em um local de fácil acesso, é possível torná-las mais fáceis de acessar. Isso, portanto, evita os problemas de desorganização que as empresas provavelmente encontrarão. A Simdata ERP é especializada no desenvolvimento de sistemas ERP. Com um ERP , seu negócio pode se tornar muito mais eficiente e ainda economizar tempo e mão de obra. Graças a essas vantagens, a solução contribui para um ambiente produtivo e agradável.
Atendimento

Conheça todas nossas Funcionalidades

Vendas

Gerencie seus pedidos de vendas, controle comissões e calcule tributos de forma automática.

Nota Fiscal

Emita Documentos Fiscais como NFe, NFSe, MDF e GNRE com cliques.

Estoque

Controle Saldos, movimentos de entradas e saídas, estoque mínimo e máximo, inventário, locais de estoque e muito mais

Cadastros

Mantenha cadastros de produtos, clientes, fornecedores, vendedores, transportadores e centralize seus dados em uma única plataforma.

Fluxo de Caixa

Controle a movimentação financeira de seus caixas e contas bancarias classificando por categorias e centros de custos

Boleto de Cobrança

Gere, imprima ou envie por email boletos de cobranças para seus clientes dos principais bancos e realize a baixa automática de seus recebimentos

Integração Bancária

Envie remessas para bancos e baixe remessas diretamente no sistema para automatizar suas transações bancárias

PCP Produção

Crie Ordens de Produção, cadastres e gerencie Fichas Técnicas, atualize os custos automaticamente e faça os apontamentos de produção

Compras

Registre suas entradas de mercadorias, importe através do XML ou utilize o MDe e consulte todas notas emitidas para sua empresa

Integração Contábil

Integre seu sistema com a contabilidade gerando arquivos para os principais sistemas contábeis do mercado

Relatórios

Com os mais diversos relatório o sistema disponibiliza uma analise detalhada do seu negocio em todas as áreas do sistema

DRE Gerencial

Tenha uma visão completa de sua empresa com informações de receitas, despesas e resultados obtidos

App de Vendas

Como nosso APP você poderá ter todo controle de sua empresa nas palmas de sua mão com todo conforto e disponibilidade em qualquer lugar.

PDV - Frente de Caixa

O último contato que o cliente tem com a sua empresa é na frente de caixa, o atendimento precisa ser rápido, simples e intuitivo

Controle de Lote e Validade

Além de ser um aliado na garantia da qualidade dos produtos, é importante fazer uma triagem eficaz dos produtos que sua empresa fabrica e/ou vende.

Controle Financeiro

O ERP Financeiro permite que essas e outras tarefas sejam automatizadas, aumentando a eficiência operacional e auxiliando no sucesso do negócio.

Controle de Comissão

A gestão de comissão é um processo complexo e com vários cenários de cálculo, liberação e controle, que por sua vez tem impacto direto na receita da empresa

Ordens de Serviço

Se você usa ordens de serviço (OS) em papel, pode estar perdendo tempo, produtividade e eficiência da sua equipe. Nosso controle de OS transforma esta etapa em parte do inteiro processo do atendimento ao cliente.

Nota Fiscal de Serviço

Com o SIMDATA é possivel emitir notas fiscais de serviço a partir de uma OS cadastrada no sistema. Emita NFS-e para vários municípios.

Suporte

© 2024 SimData Sistemas LTDA Todos Direitos Reservados