A integração bancária ERP Simdata

A integração bancária é a centralização das informações que possibilitam controlar as transações de uma empresa. Ou seja, trata-se do processo que compreende a comparação entre o extrato bancário e os dados contidos no controle financeiro interno da organização.

Além disso, a integração permite uma visão mais ampla das finanças, automatizando processos e possibilitando a gestão de pagamentos de maneira unificada.

Veja como nosso sistema irá te ajudar

Identifique e separe as contas

Primeiramente, é necessário fazer o registro diário de todas as entradas e saídas das contas bancárias. Quando não existe uma cultura de prestação de contas na companhia, não há como controlar e efetuar avaliações futuras.

Além disso, o número de conciliações varia de acordo com as contas — e não com a empresa. Ou seja: se forem duas contas, serão necessárias duas conciliações. Por esse motivo, é preciso listá-las e fazer uma conciliação bancária para cada conta.

Verifique os saldos

A verificação do saldo também é uma etapa muito importante. Confira, no controle interno, se os saldos iniciais e finais estão batendo com aqueles que constam no extrato bancário.

Com o sistema de integração bancária, é possível comparar o que foi pago e recebido, por meio de uma troca de arquivos. Consequentemente, as empresas diminuem o tempo de conferência, além de realizarem o levantamento e, também, fornecerem dados mais seguros para análise.

Essa conferência não é útil somente para avaliar os saldos: é preciso verificar se todas as datas correspondem às que estão anotadas no controle interno. Isso diminui o risco de sofrer multas por atrasos, por exemplo.

Confira os históricos

Esse passo é muito importante para uma boa integração bancária. É preciso criar o hábito de registrar todas as movimentações financeiras do negócio, além de guardar notas fiscais, recibos, comprovantes de pagamento e extratos bancários, de transferências ou depósitos. Assim, se verificar que há valores que não caíram na conta, será possível comprovar.

Anote o saldo bancário, as entradas e as saídas de dinheiro diariamente. Dessa forma, será possível ter o controle interno do caixa  e especificar todas as movimentações. Ao ficarem de fora os valores retidos em espécie para ações administrativas, os números devem bater.

Analise os resultados

As atualizações da integração bancária devem acontecer diariamente (ou quando houver movimentações). É necessário verificar se os saldos estão iguais a cada atualização, pois, assim, o responsável pode constatar mais rapidamente uma falta de lançamento ou erros a corrigir. Todavia, quando a análise é realizada somente no fim do mês, a correção de uma discrepância torna-se muito mais difícil.

Use soluções automatizadas para a integração bancária

À medida que a tecnologia se desenvolve, surgem opções melhores de integração bancária. Atualmente, já existem soluções automatizadas, seguras e práticas para esse serviço — e o melhor: que cabem no orçamento. Os sistemas ERP foram elaborados pensando na difícil tarefa de conciliar as contas bancárias da organização com a rotina do setor financeiro. Integrar um sistema aos bancos gera questionamentos em relação à segurança. Porém, esses softwares levam muito a sério algumas questões como criptografia e sigilo de dados.

Vantagens de usar ERP na Integração Bancaria

Quando se tem o ERP integrado aos bancos de relacionamento da organização, há uma maior flexibilidade na integração com os parceiros financeiros, o que possibilita a expansão dos negócios — favorecendo decisões mais acertadas e diminuindo gastos nos processos gerenciais. Além disso, tal conectividade diminui o risco de fraudes e traz mais segurança a todos os processos com os bancos. São reunidas, em um mesmo lugar e de maneira informatizada, as rotinas financeiras e administrativas das empresas, mas isso só acontecerá com êxito se envolver também a atividade bancária. Ou seja: transações como boletos, saldos, recibos, contas de água, luz ou telefone e integração bancária representam uma parte enorme da rotina contábil e financeira. Se o ERP não estiver integrado aos bancos, não será possível solucionar todos os problemas existentes na realização da tarefa. Como vimos, um software de gestão é indispensável para a integração bancária da empresa.

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Envie remessas para bancos e baixe remessas diretamente no sistema para automatizar suas transações bancárias

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Se despeça de programas de gestão incompletos. Você conta com o auxílio de ferramentas úteis, centralizadas em uma mesma plataforma.

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O último contato que o cliente tem com a sua empresa é na frente de caixa, o atendimento precisa ser rápido, simples e intuitivo

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Além de ser um aliado na garantia da qualidade dos produtos, é importante fazer uma triagem eficaz dos produtos que sua empresa fabrica e/ou vende.

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O ERP Financeiro permite que essas e outras tarefas sejam automatizadas, aumentando a eficiência operacional e auxiliando no sucesso do negócio.

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A gestão de comissão é um processo complexo e com vários cenários de cálculo, liberação e controle, que por sua vez tem impacto direto na receita da empresa

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Se você usa ordens de serviço (OS) em papel, pode estar perdendo tempo, produtividade e eficiência da sua equipe. Nosso controle de OS transforma esta etapa em parte do inteiro processo do atendimento ao cliente.

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